sábado, 2 de abril de 2011

Exposição Mercados e Mercadores


© Emerson Rocha
O dia amanheceu ensolarado em Juazeiro- Ba, um alívio para os estudantes do 5º período de Comunicação Social da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que se reuniam em frente ao Camelódromo da cidade para praticar os ensinamentos fotográficos aprendidos em sala de aula. A disciplina que promoveu o passeio foi Fotojornalismo, ministrada pela professora Márcia Guena. O tema a ser fotografado foi escolhido em conjunto. Todos os presentes tinham em mente que deveriam apontar suas câmeras para o trabalho no Camelódromo Dois de Julho e no Mercado Joca de Souza.

Fruto desta experiência, está em exposição na UNEB “Mercados e Mercadores”, composta por 12 fotos, uma de cada aluno que esteve presente na aula em que se exercitou o olhar e as técnicas fotográficas. Os estudantes que cursaram Fotojornalismo no semestre passado (2010.2), admiram o trabalho coletivo e se empolgam com feitos futuros. “Aquela foi a minha primeira experiência com uma câmera DSLR”, conta o graduando Edésio Santos, que sentiu dificuldade, a principio, em trabalhar com a câmera no modo manual, mas que brincou com as funções possíveis. Empolgado desde então, Edésio está envolvido em um projeto da universidade, que tem por objetivo promover a fotografia na região do Vale do São Francisco.

A idéia da mostra é retratar o cotidiano dos trabalhadores no comércio, privilegiando homens, mulheres, e o próprio trabalho. Para quem ficou curioso e quer conferir a façanha dos alunos, a exposição “Mercados e Mercadores”  é aberta à comunidade no Departamento de Ciências Humanas, campus III, das 8h da manhã até às 22h, até a primeira semana de Maio.



0 comentários: