quinta-feira, 31 de março de 2011

The Bang Bang Club


Na década de 90 o Aparthaid dava seus últimos e sangrentos passos. Dentre os que denunciavam a política racista e buscavam o fim dela, estava o Bang Bang Club, um grupo  que nasceu na África do Sul, com quatro fotojornalistas que arriscavam suas vidas por uma imagem. Kevin Carter, Greg Marinovich, Ken Oosterbroek e João Silva são os protagonistas do Longa- metragem.

O filme The Bang Bang Club é baseado em uma  pesquisa  realizada pelo diretor Dan Krauss, também responsável pelo documentário ”The Death of Kevin Carter: Casualty of the Bang Bang Club” (2004), que conta a história do fotógrafo Kevin Carter, ganhador do Pulitzer de melhor fotografia de 1994, pela  famosa  imagem de uma criança morrendo de fome, vigiada por um abutre que a ronda. Alem de Carter, outro membro do Bang Bang recebeu um Pulitzer, Greg Marinovich, que ganhou o premio na categoria Spot News Photography em 1991. 




 Em 18 de Abril de 1994 Oosterbroek e Marinovich foram gravemente feridos durante um tiroteio entre a Forca Nacional Pacificadora e os apoiadores do Congresso Nacional Sul Africano. Ken veio a óbito. Em Julho de 1994, dois meses após ganhar o Pulitzer, Carter se suicidou. O Bang Bang Club deixa na histórias o papel dos seus membros e suas imagens.

Se você ficou curioso pelo filme que só entrara em cartaz no dia 22 de Abril,  antes disso há a possibilidade de assistir o documentario mencionado ou ler o livro “O Clube do Bangue-Bangue: Instantâneos de uma Guerra”, escrito pelos dois sobreviventes do grupo, Greg Marinovich e João Silva.

1 comentários:

Sérgio de Sá disse...

Ess imagem de Kevin Carter foi uma das que acenderam a polêmica no fotojornalismo sobre ética e responsabilidade social. Até hj existe essa discussão. No Brasil, um dos documentários mais interessantes sobre esse tema foi o "Abaixando a Máquina", de Guillermo Planel. Vale a pena assistir. Muito legal o post, vou ver esse filme.